top of page

VEJA TAMBÉM

Barcelona vence Galatasaray de virada e avança na Liga Europa
















Equipe da Catalunha celebra gol sobre o Galatasaray — Foto: Reprodução / Twitter / Europa League

Por João Vitor Segura – 17 de março

O Barcelona é um dos oito classificados para as quartas de finais da Liga Euopa. Os culés derrotaram o Galatasaray por 2 a 1, com gols de Pedri e Pierre-Emerick Aubameyang, na segunda partida das oitavas de final da competição. O clube blaugrana quase foi surpreendido pelos turcos após sair atrás no placar, mas deu a volta por cima no segundo tempo e assegurou a classificação.

Resumão

O Barcelona está classificado às quartas de finais da Europa League, após derrotar o Galatasaray, em solo turco, por 2 a 1, com gols de Aubameyang, Pedri. Marcão abriu o placar para os donos da casa. O Barça chegou a ser assustado pela equipe turca, mas finalizou mais, teve mais posse de bola e foi o melhor time durante o encontro. Os comandados de Xavi, que não disputavam a competição há mais de 15 anos, agora fazem da Europa League não mais uma frustração, mas, sim, uma possibilidade de título.

Gol brasileiro

O gol do Galatasaray foi marcado pelo zagueiro brasileiro Marcão, aos 27 minutos do primeiro tempo. O defensor, que acumula passagens por Athletico Paranaense, Ferroviária e Avaí, está no clube desde a temporada 2018/19 e é capitão do esquadrão turco. Esse foi seu segundo gol em toda sua passagem pela equipe e o segundo marcado em um jogo de Europa League.

'Efeito Xavi'

Desde a chegada do treinador espanhol, no dia 5 de novembro de 2021, o Barcelona disputou 25 jogos e perdeu apenas quatro, contando embates da Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Europa League, Copa do Rei e Supercopa da Espanha. No período, foram 13 vitórias, oito empates e quatro derrotas, totalizando um aproveitamento de 62,6%. Além disso, a equipe saltou da 7ª para a 3ª colocação no nacional, estando, atualmente, na zona de classificação para a próxima Champions.

1° tempo

Aos nove minutos, Frenkie de Jong recebeu belo passe de Sergio Busquets e saiu cara a cara com Iñaki Peña. O jogador chutou de perna esquerda, mas a bola passou rente à trave.

O Galatasaray, mesmo assim, travava o Barça, jogava melhor e chegou ao gol primeiro: após um cruzamento de escanteio, o zagueiro brasileiro Marcão cabeceou para o fundo do gol, abrindo o placar na Turquia. Contudo, mais tarde, aos 36, viria o empate. Pedri recebeu de Ferrán Torres, fez excelente jogada individual, deixando dois marcadores no chão, e marcou um golaço, em chute seco no canto.

Ainda deu tempo de, no último lance do primeiro tempo, Adama Traoré levantar para a área e ver Aubameyang cabecear no travessão.

2° tempo

O segundo tempo começou eletrizante e o segundo gol espanhol não demorou a vir. Logo aos três, após um bate-rebate e sequência de milagres de Peña na área dos turcos, Aubameyang empurrou para o gol seguindo um toque de cabeça de De Jong. O Barcelona virou o jogo.

Aos 14, o Galatasaray tentou o empate com um chute venenoso de Van Aanholt de fora da área, mas a bola passou por cima do gol defendido por Ter Stegen. O time turco, dessa forma, tentava sair do campo de defesa, nos contra-ataques, mas a defesa blaugrana vinha se mostrando intransponível.

Passado muito tempo, aos 40, o jogo é paralisado por arremessos de objetos em direção à Jordi Alba, que tentava cobrar o lateral. E isso mostrou como foi o segundo tempo: morno. Bom para o Barcelona, que ainda viu Torres acertar no travessão, aos 47, mas venceu e firmou vaga para as quartas da Europa League.

E agora?

Classificados, o Barça tem à frente um El Clássico a ser disputado, no Santiago Bernabéu, válido pela 29ª rodada da La Liga. Vale lembrar que a equipe azul-grená também está em busca de uma vaga na Champions League na La Liga. Além disso, o time espera o sorteio da próxima fase da competição, que será realizado nesta sexta-feira (18) em Nyon, Suíça, às 9h (horário de Brasília).

Por outro lado, os turcos do Galatasaray enfrentam o Gazisehir Gaziantep, pelo Campeonato Turco, onde se encontram na 11ª colocação, sonhando, de longe, com uma vaga na Europa League da próxima temporada.



bottom of page