últimas notícias

Barça joga mal, mas empata com o Napoli na ida das oitavas da Liga dos Campeões

Com pouco de Messi e muito de Gattuso, Napoli e Barcelona ficam no empate na Itália


Jogadores do time catalão celebrando gol de Griezmann, na Itália — Foto: FC Barcelona


O estádio San Paolo em Nápoli, na Itália “a casa do Maradona”, foi palco da primeira partida entre Napoli e Barcelona pelas oitavas de final da UEFA Champions League. O estádio que, presenciou magias realizadas por Diego Maradona, recebeu outro gênio argentino pela primeira vez.



Resumão


Apesar de muita expectativa por parte da torcida e, especialmente, da imprensa, Lionel messi esteve bastante escondido no jogo. Acabou não aparecendo como protagonista da partida, tanto que seu principal destaque foi o cartão amarelo tomado por dividida com o goleiro no segundo tempo.



1º tempo


Com um time bastante consciente e marcação sólida, o time do técnico Gennaro Gattuso começa obediente na marcação e consegue manter o Barcelona longe do gol de Ospina. O jogo seguiu com domínio do catalão, sem ameaçar muito o time italiano, que, por sua vez, acelerava quando roubava a bola.


Aos 29’, Zielinski rouba a bola na intermediária ofensiva, avança e entrega para Mertens na entrada da grande área, o holandês ajeita para a pena direita e acerta o ângulo esquerdo do time catalão: golaço, levando a loucura a torcida azul.


Já aos 41', o Napoli teve grande oportunidade de ampliar. Após levantamento para a área, Callejón toca para Manolas de primeira. A bola passa muito perto da trave esquerda de Ter Stegen. Na sequência, Vidal proporcionou a chegada mais perigosa do time espanhol, em tentativa de cruzamento pela direita. A bola fez curva e quase enganou o goleiro Ospina, que fez a defesa.


Assim, o primeiro tempo ficou devendo a “magia” tão esperada de Leonel Messi, que esteve ofuscada pela disciplina tática do time italiano, que posicionava todo seu time atrás da linha da bola e, quando possível, partia em velocidade nos contra-ataques.



2º tempo


Após o intervalo, nos primeiros minutos, parecia que seria a mesma tônica do primeiro tempo, mas as coisas mudaram após Mertens ser substituído, sentindo dores. Logo na sequência, a defesa do Napoli, que estava irrepreensível, falhou e Semedo deixou Griezmann em ótima posição para empatar o jogo. O time italiano reclamou bastante de uma falta não marcada na origem da jogada.


Com o placar igual, o jogo ficou bem mais animado, com o Napoli se lançando mais ao ataque, com boas chances de fazer o segundo gol. Na mais clara delas, Callejón esteve cara a cara com o goleiro mas acabou chutando encima de ter Steguen.


No final o time espanhol ainda teve Vidal expulso após cometer falta dura. O jogador chileno ainda discutiu com o adversário e acabou tomando dois amarelos no mesmo lance.



E agora?


O jogo da volta será no Camp Nou, dia 18 de março. Enquanto isso, o Barcelona tem o Real Madrid, neste domingo (30) pelo campeonato espanhol. Já o Napoli, recebe o Torino no sábado (29), pelo Italiano.