últimas notícias

Áustria vence e avança às oitavas de final da Euro pela primeira vez; Ucrânia se complica

Gol de Baumgartner selou a vitória por 1 a 0; adversário nas oitavas será a Itália

Por Gabriel Lins, Londres

21/06/2021 14h56

 

Em jogo válido pela última rodada do grupo C, A Áustria jogou contra a Ucrânia em Bucareste, venceu por 1 a 0 e se classificou pela primeira vez na história às oitavas de final da Eurocopa. O gol da partida foi marcado pelo atacante Baumgartner. A Ucrânia, por outro lado, fica aguardando resultados do seguimento da rodada para definição dos classificados em 3° lugar de seus grupos.

Baumgartner corre para abraçar Alaba, após marcar o gol da classificação — Foto: Getty Images


 

1° tempo

Precisando da vitória para passar a Ucrânia na tabela e não precisar depender dos resultados de outros grupos para avançar às oitavas de final, a Áustria começou pressionando a saída de bola e muito agressiva na marcação, além de ter maior posse de bola e jogar mais no setor ofensivo. Ainda assim, criava poucas oportunidades. Até que em uma cobrança de escanteio, aos 20 minutos, Baumgartner escapou da marcação e bateu de sola, sem chances para Bushchan, para colocar a Áustria em vantagem. E, mesmo após o gol, a equipe controlava mais a partida e mantinha a posse da bola, pouco deixando jogar a Ucrânia, que só foi ter uma oportunidade aos 27 minutos. Shaparenko balançou na frente da marcação e bateu colocado, exigindo boa defesa do goleiro Bachmann. No rebote, de frente pro gol, Yarmolenko se esticou todo para alcançar a bola, mas sem sucesso. Apesar disso, a Áustria seguia assustando. Laimer recebeu pela meia-esquerda, aos 36, balançou e bateu colocado, exigindo trabalho do goleiro Bushchan. Cinco minutos depois, Schopf avançou pela direita e cruzou rasteiro para Arnautovic, sozinho dentro da área, mas o camisa 7 bateu pra fora. O atacante perdeu ainda mais uma oportunidade já nos acréscimos, quando Sabitzer recebeu lançamento preciso e escorregou na hora do corte. A bola chegou limpa, mas Arnautovic finalizou fraco, nas mãos de Bushchan.

Austríacos, após Baumgartner marcar gol contra a Ucrânia — Foto: Getty Images


 

2° tempo

Veio em uma pegada bem menos acelerada. A Ucrânia conseguia pouco mais a bola, mas tinha dificuldades de criar chances claras, enquanto a Áustria tirava o pé, mas, ainda assim, sendo perigosa e administrando bem a partida. A primeira finalização e única chegada mais perigosa veio com cinco minutos e foi da Áustria. Schlager recebe no meio, arranca e bate da entrada da área, mas o goleiro Bushchan segurou firme. A Ucrânia, que precisava do resultado, atacava de forma desorganizada, errava muito os passes e as tomadas de decisão, permitindo um conforto muito grande da Áustria no jogo. Esta que, a cada minutos que passava, conseguia diminuir o ritmo dos ucranianos e ter o domínio da bola no campo de ataque, o que deixou a equipe ucraniana desagastada emocional e fisicamente. De forma inteligente, a Áustria controlou a Ucrânia na segunda etapa e manteve o placar como estava, se classificando para o mata-mata. A Ucrânia aguarda os resultados de outras partidas para definição de quem avança pelo 3° lugar.


 

E agora?

Classificada diretamente para as oitavas de final, a Áustria enfrenta a Itália, em Wembley, no próximo sábado (26). 3ª colocada do grupo, a Ucrânia aguarda o complemento da rodada para saber se está entre os quatro melhores 3º colocados da fase de grupos, que se classificam para a fase seguinte.