top of page

VEJA TAMBÉM

Apesar de pedir desculpas, Macedônia do Norte pede punição a Arnautovic por gesto em comemoração


Arnautovic comemora na direção de Alioski logo após marcar o gol pela Áustria contra a Macedônia — Foto: Daniel Mihailescu / Reuters

O jogo foi no último sábado (12), mas o confronto entre Áustria e Macedônia do Norte ainda está dando o que falar. Na comemoração do terceiro gol austríaco, o atacante Marko Arnautovic, que tem nacionalidade sérvia, fez um gesto provocativo contra o lateral esquerdo macedônio Alioski, que tem raízes albanesas, o que gerou grande repercussão em redes sociais e na mídia, já que Sérvia e Albânia são nações rivais.

Por conta dessa atitude do camisa 7 austríaco, a Federação de Futebol da Macedônia requisitou à UEFA punições severas ao jogador por entender que houve uma “explosão nacionalista”.

Veja o comunicado da Federação da Macedônia do Norte:

"A Federação de Futebol da Macedônia condena veementemente a explosão nacionalista do jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic, após o gol marcado na partida de ontem contra a Macedônia, contra o jogador da seleção macedônia Ezgjan Alioski. Ao mesmo tempo, informamos que enviamos uma carta oficial à UEFA na qual solicitamos a punição mais severa para o jogador da seleção austríaca Marko Arnautovic.
Como a "Casa do Futebol", somos sempre contra o nacionalismo, a discriminação e todas as outras formas de insultos e explosões que não estão no espírito do futebol e nos valores que todos defendemos juntos.
Estaremos sempre de pé e defenderemos os interesses e a dignidade da seleção da Macedônia, onde quer que ela jogue.”

Antes do envio do comunicado à UEFA, o jogador utilizou suas redes sociais para se desculpar e se esclarecer:

“Houve algumas palavras acaloradas ontem nas emoções do jogo pelas quais gostaria de pedir desculpas - especialmente aos meus amigos do Norte da Macedônia e da Albânia. Gostaria de dizer uma coisa muito claramente: não sou racista! Tenho amigos em quase todos os países e defendo a diversidade. Todo mundo que me conhece sabe disso.”

Na ocasião, o capitão austríaco, David Alaba, ainda tentou calar Arnautovic durante a comemoração (veja na foto abaixo).

Momento em que Alaba tentava calar Arnautovic — Foto: Robert Ghement / EFE

A UEFA, por enquanto, ainda não abriu nenhum procedimento disciplinar nos jogos da Eurocopa e nem se pronunciou sobre o caso. Na quinta-feira (17), a Áustria enfrenta a Holanda na segunda rodada do grupo C. No mesmo dia, a Macedônia encara a Ucrânia.

Comments


bottom of page