Elogiada por Jair, preparação física do Botafogo tem ajuda da tecnologia

GPS ajuda a analisar distância percorrida, cansaço e desempenho dos jogadores. Time tem se caracterizado por decidir os jogos nos minutos finais das partidas.

Não foram poucas vezes que o Botafogo decidiu seus jogos nos minutos finais. Até a partida contra o Coritiba, por exemplo, o time de Jair Ventura vinha de quatro vitórias seguidas com gols após os 40 minutos do segundo tempo. O treinador, em mais de uma oportunidade, dividiu os méritos com a preparação física.

Um pequeno equipamento tem ajudado na preparação do Alvinegro. Desde o começo do ano, o Botafogo tem usado aparelhos de GPS da One Sports. O dispositivo tem ajudado a comissão-técnica a identificar a distância percorrida pelos atletas durante jogos e a analisar o desempenho de cada jogador como um todo.

– Saber interpretar os relatórios apresentados pelos aparelhos é de extrema importância para a sequência de uma temporada tão desgastante como é no Brasil. O GPS consegue nos mostrar sobrecarga nos atletas em distância percorrida e intensidade dos movimentos durante as partidas. Isso nos permite programar treinos e prevenir lesões – analisou o fisiologista Manoel Coutinho.

Formado em Educação Física e ex-preparador físico, Jair Ventura também falou sobre a importância da tecnologia para auxiliar a parte física ao longo da temporada.

– A evolução da tecnologia veio para melhorar nosso trabalho, potencializando os pontos positivos do jogador e lapidando os negativos até que o atleta fique mais completo. Os maiores clubes do mundo contam com essa modernidade e o Botafogo não poderia ficar atrás nisso.

Diretor da empresa fabricante do GPS, Paulo Camargo falou sobre os benefícios que o equipamento pode gerar aos clubes brasileiro.

– Nós acreditamos que a ciência e a tecnologia pode alavancar a performance humana em toda sua plenitude. Por isso temos parceria com instituições do nível de USP, UFRJ, UFSCar e UNICAMP, para citar alguns. Os resultados obtidos com o GPS, se bem usados, podem ser um diferencial dentro de uma temporada tão desgastante como é no Brasil. E o Botafogo é um clube que sabe como monitorar os atletas para extrair o melhor deles nos jogos – explicou Paulo Camargo, sócio-diretor da One Sports.

Confira mais aqui: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/10/elogiada-por-jair-preparacao-fisica-do-botafogo-tem-ajuda-da-tecnologia.html